Linguagem Aula 1 (Claudionor Rris)

LINGUAGEM

Existem diversas formas de nos comunicarmos. Fazemos uso de diferentes sistemas de sinais, que permitem a interação e a circulação de ideias. Cada um desses sistemas de signos (elementos convencionados que representam um determinado conteúdo) é uma linguagem. A linguagem verbal, que emprega palavras (escritas ou faladas), é o tipo que mais utilizamos. A ela, por exemplo, pertence a língua que falamos.
Além da linguagem verbal, há as linguagens não verbais, que incluem a linguagem visual, a linguagem sonora,a linguagem gestual etc.
Quando um texto mistura os dois tipos de linguagem (como no caso das histórias em quadrinhos ou dos anúncios publicitários), ele é chamado de texto sincrético.


GÊNEROS DE TEXTO

Cada gênero de texto possui determinadas características, que podem revelar muito sobre a intenção do autor. Veja o que observar de cada um:


POEMAS   

.Ritmo
.Sonoridade
.Organização das estrofes
.Presença de linguagem figurada (ou conotativa)
.Uso de metáfora

Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Carlos Drummond de Andrade


ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

.Importância da função apelativa
.Relação entre linguagem verbal e não verbal
.Persuasão (os anúncios em geral “vendem” não só um produto, como também uma ideia)



NARRATIVAS (textos literários, por exemplo)

.Comportamento das personagens
.Progresso da narrativa (para onde a história caminha)
.Os diferentes tipos de registro (por exemplo, o narrador costuma usar uma linguagem mais formal; já a personagem se expressa de acordo com a situação social e econômica)
a novela, o romance, o conto, ou uma crônica; uma notícia de jornal, uma piada, um poema, uma letra de música ...

Eduardo e Mônica
Legião Urbana

Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?
Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar
Ficou deitado e viu que horas eram
Enquanto Mônica tomava um conhaque
No outro canto da cidade, como eles disseram
Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer
E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer
Um carinha do cursinho do Eduardo que disse
"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir"
Festa estranha, com gente esquisita
"Eu não tô legal", não agüento mais birita"
E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais
Sobre o boyzinho que tentava impressionar
E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa
"É quase duas, eu vou me ferrar"

TEXTOS DRAMÁTICOS (autos, por exemplo)

.Ausência de narrador (como a “voz” é emprestada ao personagem)
.Rubricas(indicações de ação, cenário, característica de personagem)
.Pouca ou ausência de descrição



Auto da compadecida, auto popular, de Ariano Suassuna, o enterro da cachrra.

Mandou chamar o vigário:
Pronto! - o vigário chegou.
- Às ordens, Sua Excelência!
O Bispo lhe perguntou:
Então, que cachorro foi que o reverendo enterrou?
- Foi um cachorro importante,
Animal de inteligência:
Ele, antes de morrer,
Deixou a Vossa Excelência
Dois contos de réis em ouro.
Se eu errei, tenha paciência.
- Não errou não, meu vigário,
Você é um bom pastor.
Desculpe eu incomodá-lo,
A culpa é do portador!
Um cachorro como esse,
Se vê que é merecedor!


CHARGES

.Relação entre linguagem verbal e não verbal
.Presença, em geral, de ironia






















 HQ (história em quadrinhos)

.Relação entre linguagem verbal e não verbal
.Presença de ambiguidade (ou do inesperado, da surpresa) em geral, nos últimos quadrinhos
















TEXTOS NÃO LITERÁRIOS

.Informatividade
.Intencionalidade (muitas vezes aparece na escolha de palavras ou na presença de ironias, pleonasmos e hipérboles)
.Relação entre texto, título e frase de destaque
.Registro linguístico (formal ou informal)
notícias e reportagens jornalísticas, textos de livros didáticos, textos científicos em geral, manuais de instrução, receitas ...



Brasil estuda novas medidas para proteger câmbio, afirma Dilma
Temas:
-Câmbio
-Política Econômica
Em segunda-feira 5/3/2012, às 12:57
5 Mar (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira em Hannover, na Alemanha, que o governo brasileiro estuda novas medidas para proteger o câmbio. O objetivo é evitar a valorização excessiva do real diante da entrada de dólares causada pela injeção de recursos por países desenvolvidos para estimularem suas economias.
"Está em andamento uma forma concorrencial de proteção de mercado que é o câmbio, uma forma artificial de proteção do mercado. Somos uma economia soberana. Tomaremos todas as medidas para nos proteger", sustentou a presidente.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO





a) Falsa- O texto em questão não perde suas características, pois o mesmo serviu de influência para a intertextualidade referente ao texto 2, cujo objetivo não foi de criticá-lo
b) Falsa – O texto 2 pertence ao gênero narrativo, por tratar-se de uma história em quadrinhos, o qual fez uma alusão a um importante poeta de “nossas letras”, embora a finalidade do discurso seja diferente
c) Falsa – Ambos não pertencem ao mesmo gênero
d) Verdadeira – A finalidade do texto 2 se diverge do texto padrão, cujo o objetivo é provocar o humor ente os interlocutores
e) Falsa – A semelhança entre ambos está na ideia quanto à intertextualidade, mas não no gênero





a) Verdadeira – A afirmação caracteriza-se pelo predomínio da linguagem padrão
b) Falsa – O emprego da forma verbal “houveram” está incorreto, pois trata-se de um verbo impessoal, o qual deve permanecer na terceira pessoa do singular
c) Falsa – Não houve a concordância correta entre o sujeito e o verbo, uma vez que o termo “forma reduzidos” refere-se à taxa, devendo permanecer no singular
d) Falsa – Por tratar-se de dois períodos, a preposição correta seria “entre”, e não “em”
e) Falsa – Não é permitido o uso da crase antes de verbos

 
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