Química 1° Aula 3 (Cleber Julian)



Algumas considerações:


Toda mistura gasosa (gases e vapores) é homogênea e, portanto, é unifásica.
Quando uma substância pura está em mudança de estado físico, o sistema é geralmente bifásico (sólido+líquido; sólido+gás; líquido+gás) e excepcionalmente trifásico (sólido+líquido+gás). Entretanto, tal sistema não é uma mistura.
Dois ou mais líquidos formam um sistema homogêneo quando são miscíveis entre si. Para isso eles devem ser quimicamente semelhantes.


7.1.Técnicas para Separar as Misturas

a) Misturas heterogêneas sólido+sólido

Catação: utilizado quando as partículas são suficientemente grandes para sua realização.
Ventilação: quando um dos sólidos é muito leve (pouco denso) de modo que pode ser arrastado por uma corrente de ar.
Peneiração: uma opção da catação, desde que se disponha de peneiras que permitam reter as partículas maiores de um dos sólidos deixando passar o outro.
Flotação: No processo emprega-se um líquido de densidade intermediária à dos sólidos, permitindo que um deles flutue e o outro fique sedimentado.
Dissolução fracionada: utilizada quando um dos sólidos se dissolve num dado solvente e o outro é insolúvel. Separa-se em seguida a solução obtendo-se o sólido insolúvel. A solução é tratada posteriormente.

b) Misturas heterogêneas sólido+líquido

Decantação: o sólido presente, em partículas mais ou menos grosseiras, decantam (sedimentam).  Centrifugação: uma opção para a decantação quando as partículas do sólido são muito finas. Utilizam-se aparelhos denominados centrífugas.



Filtração: realizada através de papel ou tecido especial, utilizando-se um funil. O líquido atravessa o papel e o sólido fica retido.


Funil ou pêra de decantação: como os líquidos são quimicamente diferentes são imiscíveis e o mais denso fica na parte inferior do funil, enquanto o menos denso fica na parte superior. Abre-se a torneira e recolhe-se o líquido mais denso, rejeitando em seguida a interfase. O líquido menos denso é então obtido.

d) Misturas heterogêneas líquido+líquido





e) Misturas homogêneas sólido+sólido

Fusão fracionada: a mistura é aquecida ocorrendo inicialmente a fusão do sólido cuja temperatura de fusão é menor, o qual é separado, prosseguindo-se em seguida o aquecimento para separar os demais líquidos obtidos nas fusões.

f) Misturas homogêneas sólido+líquido

Evaporação do líquido: o aquecimento da solução permite evaporar o líquido que é mais volátil, cristalizando-se o sólido.
Destilação simples: uma alternativa para a evaporação quando se deseja também obter o líquido presente, uma vez que na evaporação ele é perdido.




g) Misturas homogêneas líquido+líquido

Destilação fracionada: o líquido de menor temperatura de ebulição vaporiza inicialmente, condensando-se em seguida, sendo recolhido no frasco coletor. O aquecimento tem continuidade e numa temperatura mais alta, o outro líquido ferve e seu vapor condensa em seguida, e assim por diante. Para melhor observar a separação dos líquidos costuma-se usar um termômetro em adição


04. Sobre separações de misturas, julgue os itens abaixo:

0  0     O solvente de um sistema homogêneo sólido-líquido pode ser separado  através de  uma decantação.
1  1    Um modo conveniente para retirar a parte gordurosa do leite é o emprego de centrifugação.
2  2    Na obtenção da água destilada a partir da água do mar ocorrem as seguintes mudanças de estado: vaporização e condensação.
3  3    Após o início da ebulição da água, observam-se bolhas subindo do interior para a superfície do líquido. Essas bolhas são constituídas de vapor d’água.
4  4    A filtração à vácuo é utilizada quando se deseja  acelerar o processo de destilação.
FVVVF

05. As águas minerais vendidas no comércio podem ser classificadas em magnesianas, sulfurosas, alcalino-terrosas, etc. Em relação às propriedades da água, podemos afirmar que:

00 As águas minerais de boa qualidade vendidas no comércio são substâncias puras.
11 A destilação da água mineral produz água pura.
22 A água destilada é uma substância simples.
33 A mistura de água com óleo é imiscível e apresenta duas fases.
44 As soluções aquosas são misturas homogêneas.
FVFVV


(UNB) Uma amostra de cloreto de prata (substância insolúvel em água) está contaminada com cloreto de sódio (p.f. 801ºC) e brometo de amônio (substância que se sublima a 452ºC). o diagrama abaixo representa as etapas que permitiram a purificação do cloreto de prata e a recuperação das impurezas, julgue os itens abaixo.
0 0. A é um líquido.
1 1. O resíduo B contém dois tipos de cloreto.
2 2. A etapa II envolveu adição de água seguida de filtração.
3 3. A solução C é eletrolítica.
4 4. A destilação de C fornece, como resíduo sólido, o cloreto de prata.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem gratuita