Geografia (Rubens)



Sistemas de Coordenadas Geográficas
  • O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Herdeiro das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo famoso pensador e geógrafo grego Ptolomeu, um círculo completo é dividido em 360 graus (360°).
  • Existem pelo menos quatro modos de designar uma localização exata para qualquer ponto na superfície do globo terrestre.
  • Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus (Norte ou Sul) e longitudes, que vão de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste). Para efeitos práticos, usam-se as siglas internacionais para os pontos cardeais: N=Norte, S=Sul, E=Leste/Este, W=Oeste.[2][3]
  • Para as longitudes, o valor de cada unidade é bem definido, pois a metade do grande círculo tem 20.003,93km, dividindo este último por 180, conclui-se que um grau (°) equivale a 111,133km. Dividindo um grau por 60, toma-se que um minuto (') equivale a 1.852,22m (valor praticamente idêntico ao da milha náutica). Dividindo um minuto por 60, tem-se que um segundo (") equivale a 30,87m,
  • Para as latitudes, há um valor específico para cada posição, que aumenta de 0 na Linha do Equador até aos Pólos , onde está o seu valor máximo (90º de amplitude do ângulo).
  • 1 Os paralelos são linhas paralelas ao Equador — a própria linha imaginária do equador é um paralelo;
  • 2 Os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° — eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos.
  • Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, a latitude é igual a zero, medindo-se de 0º a 90º, para norte (positiva) e para sul deste (negativa).
  • Paralelo geodésico de um lugar é aquele que é definido sobre um modelo geodésico da Terra, sobre o qual a latitude representada nos mapas (latitude geodésica) é constante.
  • Paralelo astronómico de um lugar é a linha imaginária à superfície da Terra, sobre a qual a latitude astronómica é constante. Devido às irregularidades do geóide, os paralelos astronómicos são linhas irregulares, não coincidentes com qualquer paralelo geográfico.
  • Meridiano internacional é aquele que é utilizado, por convenção internacional, como origem para a contagem das longitudes. É, desde, 1884, o meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, Inglaterra. Sobre o meridiano que passa por Greenwich, a longitude é igual a zero, contando-se para Leste (positiva) e para Oeste deste (negativa). Sobre o antimeridiano de Greenwich, também conhecido por Linha Internacional de Mudança de Data, a longitude é igual a 180º.




Zona térmica

  • As Zonas térmicas da Terra, são as faixas comprendidas entre as linhas dos Paralelos.

    Também conhecidas como Zonas climáticas, elas se dividem em:

    a)
    Zona Polar Ártica -Entre o Pólo Norte e o Círculo polar ártico.

    b)
    Zona Temperada Norte -Entre o Círculo polar ártico e o Trópico de Câncer.

    c)
    Zona Tropical -Entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

    d)
    Zona Temperada Sul -Entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

    e)
    Zona Polar Antártica -Entre o Círculo Polar Antártico e o Pólo Sul.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem gratuita