PREPARAÇÃO PARA O ENEM 2012
AULA I
PROF.: Claudionor Reis
DISCIPLINA: Literatura
AULA DE HOJE: Conceito de arte e Literatura
O que é Literatura
Como qualquer outra arte, é uma criação humana, por isso sua definição constitui uma tarefa tão difícil. O homem, como ser histórico, tem anseios, necessidades e valores que se modificam constantemente. Suas criações – entre elas a literatura - refletem seu modo de ver a vida e de estar no mundo.
Como toda a outra arte à literatura reflete as relações do homem como mundo e com os seus semelhantes. Na medida em que essas relações se transformam historicamente, a literatura também se transforma, pois é sensível às peculiaridades de cada época, aos modos de encarar a vida.
.HISTÓRIA DA LITERATURA
Admirável Gado Novo
Vocês que fazem parte dessa massa Que passa nos projetos do futuro É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber... E ter que demonstrar sua coragem À margem do que possa parecer E ver que toda essa engrenagem Já sente a ferrugem lhe comer...
Êeeeeh! Oh! Oh! Vida de gado Povo marcado, Êh!Povo feliz!...(2x)
O QUE DIZEM OS HOMENS DAS LETRAS...
“ASSIM É FÁCIL DE COMPREENDER QUE OS RETIRANTES, CHEGADOS À ALTURA DOS CARIRIS VELHOS, SE TIVESSEM VOLTADOS PARA UMA DERRADEIRA MIRADA DE SAUDADE AO SERTÃO QUE OS EXPULSAVA.”
(A BAGACEIRA, JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA)
“ AFASTOU-SE INQUIETO. VENDO-O ACANALHADO E ORDEIRO, O SOLDADO GANHOU CORAGEM, AVANÇOU, PISOU FIRME, PERGUNTOU O CAMINHO. E FABIANO TIROU O CHAPÉU DE COURO.
-GOVERNO É GOVERNO.’
(VIDAS SECAS, GRACILIANO RAMOS)
“ O grupo, composto pelas esposas dos industriais proprietários das minas de carvão, faz parte de uma associação beneficente, que tem como objetivo assistir aos carentes. Elas chegam trajando roupas de luxo, do alto dos seus saltos, guarnecidas de agasalho e perfumes, destoando completamente da pobreza daqueles casebres, elas chegam para “comprovar” a miséria. Tão pobres e tão limpinhos! Coitadinhos! Quando elas vão embora, eles continuam com fome, frio e doentes. Elas satisfeitas por ter ido oferecer migalhas do seu tempo e palavras de solidariedade.”
O escritor descreve o olhar de uma destas visitantes, na seguinte passagem:
“Já a senhora Hennebeau estava amolada; contente, ao princípio de se distrair com aquele papel de quem anda a mostrar bichos no tédio do seu exílio, repugnava-lhe agora aquele cheiro insípido de miséria, apesar do asseio das casas escolhidas em que se enfiava. Aliás, não fazia mais do que repetir frases ouvidas daqui e dali, sem nunca dar maior importância àquele povo de operários que suava e sofria junto dela” (ZOLA: 1956, p. 95).
O PADRE AMARO CONTEVE-SE,PASSOU A MÃO SOBRE A TESTA EM SUOR, COM OS OLHOS CERRADOS; E DEPOIS DE UM MOMENTO, FALANDO COM UMA SERENIDADE FORÇADA:
_ OUÇA LÁ, Sr. CÔNEGO DIAS. OLHE QUE EU VI-O AO SENHOR UMA VEZ NA CAMA COM A SENHORA JOANEIRA...
_ MENTE! MUGIU O CÔNEGO_ VI! VI! VI! AFIRMOU O OUTRO COM FUROR.
(O CRIME DO PADRE AMARO, EÇA DE QUEIRÓS)
COMO CHEGAMOS A ISSO?
PARA A TRANSCRIÇÃO DA REALIDADE, A LITERATUTA, NÃO PRECISA ESTÁ PRESA A ELA. TANTO O ESCRITOR, QUANTO O LEITOR, FAZEM USO DE SUA IMAGINAÇÃO CONSTANTEMENTE: O ARTISTA RECRIA LIVREMENTE A REALIDADE, ASSIM COMO O LEITOR RECRIA LIVREMENTE O TEXTO LITERÁRIO QUE LER.
ENTENDENDO...
“PAI, AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE, POIS CHEGA DE VINHO POR HOJE” (EFEITO DENOTATIVO)
“PAI, AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE, PAI... AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE, PAI... DE VINHO TINTO DE SANGUE” (EFEITO CONOTATIVO)
FUNÇÃO DA LITERATURA
NÃO EXISTE LITERATURA NO VÁCUO. Os escritores como tais, têm uma função social definida. Exatamente proporcional à sua competência como escritores. Essa é a sua principal utilidade.
“A VIDA É SECA...”
“... E ANDAVAM PARA O SUL, METIDOS NAQUELE SONHO. UMA CIDADE GRANDE, CHEIA DE PESSOAS FORTES. OS MENINOS EM ESCOLAS, APRENDENDO COISAS DIFÍCEIS E NECESÁRIAS. ELES DOIS VELHINHOS, ACABANDO-SE COMO UNS CACHORROS, INÚTEIS, ACABANDO-SE COMO BALEIA. QUE IRIAM FAZER? RETARDARAM-SE TEMEROSOS. CHEGARIAM A UMA TERRA DESCONHECIDA E CIVILIZADA, FICARIAM PRESOS NELA. E O SERTÃO CONTINUARIA A MANDAR GENTE PRA LÁ. O SERTÃO MANDARIA PARA A CIDADE HOMENS FORTES, BRUTOS, COMO FABIANO, SINHÁ VITÓRIA E OS DOIS MENINOS.”
(CONCLUSÃO DE VIDAS SECAS)
DESPERTAR DO LEITOR
É FUNDAMENTAL ESTÁ ATENTO PARA O FATO DE QUE NÃO BASTA FAZER USO DA PALAVRA PARA FAZER LITERATURA. LEMBREMOS QUE A FUNÇÃO POÉTICA DA LINGUAGEM OCORRE QUANDO A INTENÇÃO DO AUTOR ESTÁ VOLTADA PARA A PRÓPRIA MENSAGEM, QUER NA SELEÇÃO E COMBINAÇÃO DAS PALAVRAS, QUER NA ESTRUTURA DA MENSAGEM, COM AS PALVRAS CARREGADAS DE SIGNIFICADO.
a- narrativo (épico) b- lírico c- dramático
Gêneros
OS GÊNEROS LITERÁRIOS
DESDE A ANTIGUIDADE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM CLASSIFICAR AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS SEGUNDO CCRITÉRIOS COMUNS DE PRODUÇÃO.
O FILÓSOFO PLATÃO (428 a.C. A 347 a. C.) EM SUA OBRA A REPÚBLICA, FOI O PRIMEIRO, SENDO SEGUIDO POR SEU DISCÍPULO ARISTÓTELES (384 a. C. A 322 a. C. ) EM A ARTE POÉTICA DETERMINANDO ASSIM A DIVISÃO CLÁSSICA: ÉPICA, DRAMÁTICA (TRAGÉDIA E COMÉDIA) E LÍRICA.
PREPODERÂNCIA DA VISÃO ARISTOTÉLICA
AO LONGO DO TEMPO SURGIRAM NOVAS FORMAS DE TRABALHAR O TEXTO E, AS EXISTENTES SE MODIFICARAM. MUITOS ESCRITORES, INCLUSIVE, EXPLORARAM SUA CAPACIDADE CRIATIVA PARA REPRESENTAR EM SUAS OBRAS COMBINAÇÕES DE CARACTERÍSTICAS DE GÊNROS DIFERENTES. DE QUALQUER FORMA A CLASSIFICAÇÃO ARISTOTÉLICA AINDA É UTILIZADA.
VEJAMOS:
GÊNERO ÉPICO
ÉPICO VEM DO GREGO E SIGNIFICA VERSOS, PORTANTO, O GÊNERO ÉPICO, REPRESENTA GRANDES FEITOS SEMPRE REPRESENTADO EM VERSOS.
EX.: OS LUSÍADAS
Características do gênero narrativo Podemos definir a obra narrativa como o relato de um enredo imaginário ou não, que se desenvolve no tempo, envolvendo uma ou mais personagens. Quanto á estrutura ao conteúdo e á extensão, podemos classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, poema épico, crônico, fabula etc.
Quanto à temática, as narrativas podem ser histórias policiais, de amor etc. Para contar uma historia, o narrador pode posicionar de maneiras diversas. Assim, dependendo da perspectiva do narrador, uma obra literária pode ser:
a) foco narrativo em terceira pessoa – quando o narrador é apenas uma voz que não se identifica; em outras palavras, quando o narrador não é um personagem.
b) foco narrativo em primeira pessoa ou personagem-narrador – quando o narrador é um personagem que vive a história.
O narrador pode ainda ser:
Observador – quando narra de um ponto de vista exterior, como quem presencia ou testemunha os acontecimentos;
Onisciente – quando conhece e revela o interior das personagens, seus pensamentos e emoções.
Gênero Lírico
Lírico vem de ?lira?, um instrumento musical semelhante a uma pequena harpa, tocada para acompanhar a declamação de poemas. O gênero lírico é uma manifestação do ?Eu?, de sentimentos pessoais. Fala de emoções, de estados da alma. Quanto ao conteúdo é, portanto, a expressão de aspectos pessoais, subjetivos, sentimentais, sempre envolvendo emoção.
Texto I
E o amor sempre nessa toada:
Briga perdoa perdoa briga.
Não se deve, depois esquecer,
Só o amor volta para brigar
Para perdoar
Amor cachorro bandido trem.
Mas, se não fosse ele, também
Que graça que a vida tinha?
Mariquita dá cá o pito,
No teu pito está o infinito.
.Carlos Drummond de Andrade
SONETO FUTEBOLÍSTICO – Glauco Matoso
Machismo é futebol e amor aos pés.
São machos adorando pés de macho,
e nesse mundo mágico me acho em meio aos fãs de algum camisa dez.Invejo os massagistas dos Pelés nos lúdicos momentos de relaxo,servindo-lhes de chanca e de capacho, levando a língua ali,do chão no rés.
É lógico que um cego como eu
não pode convocar o titular dum time brasileiro ou europeu. Contento-me em chupar o polegar do pé de quem ainda não venceu sequer a mais local preliminar.
Gênero Dramático
Na obra dramática os fatos são apresentados diretamente ao espectador, sem intermediário. Não é necessária a voz de um narrador como na obra narrativa..Pertencem ao gênero dramático as obras escritas em versos ou em prosa para a representação teatral. Assim, embora o texto possa ser objeto de leitura, sua realização plena é representada por um ator, que revive o papel em cada novo espetáculo.
.Enquanto o tempo próprio da narrativa é o passado, o tempo da obra dramática é o presente
Figuras de Linguagem
.As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto
As figuras de linguagem classificam-se em:
a) figuras de palavras;
b) figuras de harmonia;
c) figuras de pensamento;
d) figuras de construção ou sintaxe
Eis algumas das figuras de linguagem mais usadas pelos escritores:
METÁFORA = é a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem a cria. Pode ser entendida como uma comparação abreviada.
Ex: Esta criança é uma flor